A palavra chave para não estourar as contas é PLANEJAMENTO, e para a reforma de seu imóvel não deve ser diferente. O planejamento é um requisito para que seu projeto fique dentro do esperado e a falta dele nos faz gastar mais dinheiro e tempo que o previsto.
Dicas para ajudar a montar seu planejamento:
- Defina e organize seus objetivos, escopo e cronograma de reforma, para que depois de iniciado não haja alterações, mudanças inesperadas podem acarretar grandes gastos;
- É importante, definir quais cômodos serão reformados, qual será feito primeiro e quais depois, qual tipo de material gostaria de usar, procurar referências e estilos que mais lhe agradam, essas escolhas lhe ajudam na preparação de orçamentos.
- Não determinar bem o que será feito pode estourar o orçamento da reforma ou até mesmo não conseguir concluir o projeto.
Consultar uma empresa especializada:
Quando pensamos em reforma ou construção é algo que já nos tira o sono, pensando em quanto iremos gastar de tempo e dinheiro, e administrar, definir todo o escopo e cronograma de obra são questões complexas para alguém sem experiência, por isso o auxilio de profissionais especializados são recomendadíssimos, só nos damos conta de como é importante ter a orientação de um profissional especializado quando já estão executando a obra.
Essas empresas especializadas além de aprimorar o planejamento de obra, nos ajudam a estimar custos, prazos de execução, dar dicas de decoração e orientações de valorização e desvalorização do imóvel.
E o custo disso? Apesar de ser um custo a mais, o auxílio de profissionais evita gastos desnecessários de materiais e retrabalhos, compensando assim o investimento, uma vez que a execução é feita da melhor forma possível, e a administração de obra planejada e profissional nos poupa tempo no dia-dia para acompanhamento.
Outras vantagens são a mediação do relacionamento prestador, fornecedor e cliente, e a celebração de um contrato que lhe ofereça segurança e confiança na hora de contratar.
Pesquisar valores:
Em nosso planejamento de obra, não podemos esquecer de incluir as pesquisas de custos com materiais e mão de obra.
Consulte profissionais para cotar os custos de mão de obra, mas é importante lembrar que um único profissional não faz tudo, que não adianta comprarmos os melhores materiais se não contratarmos um profissional qualificado para instala-lo.
A S.O.S. Construções, entrega junto ao orçamento de mão de obra e cronograma, uma planilha com orçamento de materiais necessários para a obra com o melhor custo-benefício, facilitando a tomada de decisões e o planejamento das compras.
Não compre antes do tempo:
Um grande erro e que pode causar um descontrole financeiro é comprar materiais antes do tempo.
Não é incomum clientes que decidam construir ou reformar, acabarem comprando itens da ultima fase da obra primeiro por entrarem descontos e promoções ou simplesmente não planejar os custos, e terem que adiar algum desejo por não terem verba suficiente.
Avalie o valor a investir:
Construir e reformar pode ter um custo alto, por isso, se os gastos não forem planejados, talvez não consigamos concluir o projeto. Portanto, depois das definições feitas, é importante fazer uma análise da nossa situação financeira e capacidade de investimento.
Estude as formas de pagamento:
Opções à vista são sempre mais vantajosas do que a prazo, por terem melhores descontos, não haver juros e não comprometer mensalmente nosso orçamento familiar.
Mas para casos de não termos o valor suficiente, existem hoje no mercado linhas de crédito para esta finalidade, com taxas de juros menores que um empréstimo pessoal sem fins específicos.
É importante frisar que com a contratação de uma empresa especializada, teremos maiores possibilidades de pagamento.