Como Assentar Porcelanato em 5 Passos Simples

Sempre há muita dificuldade na hora da instalação do piso, qualquer que seja o modelo escolhido, então vamos dar algumas dicas de como instalar um deles: o porcelanato. As características do porcelanato são diferentes das dos outros tipos de azulejos, o que faz com que sua instalação utilize materiais diferentes.

Caso seja esse o piso escolhido para a sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, não deixe de conferir nosso passo a passo sobre como assentar porcelanato.

Sumário
    Add a header to begin generating the table of contents

    Vamos aos 5 passos para o assentamento de porcelanato

    1. Pré Aplicação:

    Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços e corrija antes do assentamento.

    Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas.

    De acordo com o ambiente ou cor do piso defina o tipo de argamassa a ser utilizada: Argamassa Porcelanato (Branca ou Cinza)Interna ou Argamassa Porcelanato Externa(Branca ou Cinza)ou até mesmo Argamassa Piso sobre Piso para realizar sobreposição de piso; Dependendo se a cor do porcelanato for clara a indicação seria para argamassa branca se o porcelanato for escuro a escolha correta é a argamassa cinza, tomamos esse cuidado pois o porcelanato absorve a umidade da argamassa chegando até a superfície e pode até causar manchas ou mudança de tonalidade do seu porcelanato.

    Verifique o ponto de início de aplicação. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior.

    2. Modo de Aplicação

    Aplicar sobre contra-piso/piso-zero ou emboço/reboco curados há 14 dias, ou seja, executados 14 dias antes de colocar o piso.

    Para que o piso assentado deixe o ambiente bonito e agradável esse é um dos passos mais importantes. Certifique-se de que o ambiente onde o porcelanato vai ser assentado está no esquadro, ou seja, se as paredes são paralelas e os cantos formam um ângulo reto (90º). Se as paredes não estiverem no esquadro, procure um esquadro que fará com que haja menor quantidade de recortes.

    Para que o instalador não pise sobre as peças recém-assentadas entrando e saindo do ambiente, o sentido do assentamento de porcelanato deve sempre ser do fundo do cômodo em sentido à porta. Pisar ou andar sobre um piso recém-assentado pode quebrar ou desalinhar as peças.

    3. Preparação da Argamassa:

    Coloque um pacote de Argamassa para Porcelanato em uma bacia de aplicação limpa e seca, adicione água e misture até conseguir uma massa uniforme.

    Não esqueça de verificar a quantidade de água necessária na embalagem da argamassa. Por fim, deixe a massa descansar de 10 a 15 minutos.

    4. Aplicação da Argamassa:

    Utilizando o lado liso da desempenadeira, aplique a argamassa na superfície com uma espessura de 4mm a 5mm. Não gaste mais que 2h30min para aplicar a argamassa. Depois, com o lado dentado da desempenadeira, passe-a na argamassa para formar sulcos paralelos.

    O tamanho correto dos dentes da desempenadeira encontra-se na caixa do porcelanato, não esqueça de verificar o que o fabricante recomenda.

    5. Assentamento do Piso:

    Coloque cada peça do piso no lugar e encaixe-a para que fique na posição desejada utilizando o espaçador (o tamanho do espaçador depende da qualidade da peça, quanto menor for o espaçamento indicado na caixa mais perfeito sua peça está, exemplo alguns pisos o fabricante exige um espaçamento de 8mm porque a peça muitas vezes tem os tamanhos diferente, e o espaçamento disfarça essa irregularidade).

    Para que a peça do piso assente completamente sobre a argamassa, bata com o martelo de borracha para que os sulcos criados sejam amassados.

    Utilize sempre uma espátula de silicone para retirar o excesso de argamassa que escapa pelas juntas das peças na hora do assentamento. Para remover todos os resíduos de argamassa do porcelanato, limpe a superfície das peças com um pano úmido, estopa ou bloco de espuma.

    O rejunte deve ser feito com Rejunte para Porcelanato ou Rejunte Acrílico para garantir um acabamento liso e perfeito.

    É recomendado esperar um mínimo de 72h para liberar os trabalhadores da obra para andar pelo cômodo após o assentamento do porcelanato e para os moradores da casa pelo menos uma semana.

    Importante

    Contrate profissionais experientes para fazer o assentamento do porcelanato em sua casa. Só assim você poderá se certificar que o resultado final será perfeito e bem executado, tornando os cômodos da sua casa mais bonitos e requintados!